melhoresamigos.com.br

Information

This article was written on 27 jun 2003, and is filled under Arquivo Cãofidencial, Cachorros, Sagan.

Não compre, adote um mascote

Eu comprei o Sagan em uma loja pouco mais de dois anos e meio atrás.

Eu estava com a Mônica indo ao cinema no shopping Villa Lobos no dia 22 de dezembro de 2000 e nós resolvemos parar no pet shop para dar uma olhada nos mascotes. A vendedora notou que a Mônica estava encantada com os bichinhos e resolveu mostrar um pequenininho que ela tinha no fundo da loja.

Foi amor a primeira vista. A Mônica ficou louca com o cachorrinho de 57 dias porque ele aninhou-se sem cerimônia no colo dela. Em poucos minutos, ela estava fazendo a conta de como faria para comprá-lo.

Malteses são caros. Em loja, são mais caros ainda. A Mônica não quis saber. Cachorros não são que nem um CD ou um sapato. Não dá para esperar outro dia e comprar um igual. Ela queria aquele e já tinha até escolhido o nome: Sagan, em homenagem ao astrônomo Carl Sagan, autor dos ótimos “Contato” e “O Mundo Assombrado Pelos Demônios”.

Não fomos mais ao cinema. Acabamos voltando para casa com o cachorrinho, caixinha de viagem, ração e etc. No dia seguinte, viajamos para o Rio de avião com o bichinho que devia pesar no máximo uns 400 gramas e cabia na palma da minha mão.

Eu não queria o Sagan. Digo. Me apaixonei imediatamente, claro. Mas eu não queria toda a dor de cabeça que é ter um cachorro. Ter um bichinhos desses é como ter um filho que nunca cresce. Pouco mais de um ano depois, fui com a Mônica ao Uruguai e tive que trazer minha mãe para SP, porque não queríamos deixar o Sagan sozinho em um hotelzinho. Ademais, ter minha mãe por aqui sempre foi um prazer.

Mas isso tudo é para dizer que, embora eu tenha comprado o cachorro que eu adoro em uma loja, acho isso um absurdo. Naquele momento, eu não pensava no assunto. Eu nunca tinha comprado um cachorro. Desde então, olho os bichos com mais compaixão e carinho e não posso ver um animal que me derreto todo. Pior. Um dos meus sonhos é ter uma casa, só para poder ter mais cachorros.

Enquanto eu comprei o Sagan, há milhares de cachorrinhos abandonados por aí. Eu acho uma besteira comprar um animal quando você pode escolher um para chamar de seu e dar a ele todo o carinho e atenção. Além disso, comprar cachorros significa alimentar esse comércio de bichinhos, que só leva a mais animais sendo abandonados nas ruas.

As pessoas são muito cruéis e egoístas. Se são capazes de fazer mal a outras pessoas, imagine o que não fazem com animais indefesos. O resultado disso é que, quando você dá uma olhada nos animais abandonados, encontra bichos mutilados não só porque foram atropelados, por exemplo, mas porque sofreram tortura. Há animais sem patas, sem orelhas, sem olhos!!!!

Então, quando pensar em ter um animal, não compre. Não vá a uma loja e nem a uma dessas feiras nas quais os bichinhos são supermaltratados. Adote um animal.

Visite a www.suipa.org.br/ e o www.queroumbicho.com.br

(texto publicado originalmente em www.alexmaron.com.br)

Be Sociable, Share!